A Fundação
Nossa História
Tudo começou em 1945, com a construção do prédio que hoje abriga a Fundação Itanhanduense de Educação e Cultura Dilza Pinho Nilo. Naquela época, o terreno pertencia à Congregação Religiosa “Associação São Vicente de Paulo”. A obra destinava-se inicialmente a abrigar a Escola Doméstica Coração Eucarístico, embrião do posterior Colégio Coração Eucarístico, renomada instituição de ensino dirigida e administrada pelas Irmãs da Congregação, tendo como primeira diretora a Irmã Carvalho.
O terreno, ao lado da Santa Casa de Caridade Dr. Rubens Nilo, havia sido adquirido de João Oliveira e Silva e João Paulino da Silva, e foi ampliado com a doação de um lote anexo feita por Lafaiete Gomes Pinto. A pedra fundamental do edifício foi lançada no dia 19 de março de 1945, cabendo o projeto arquitetônico a Benedito Lázaro Ribeiro, o “Seu Bibi”. Durante a construção, as Irmãs contaram com a colaboração e o incentivo do Padre Inácio Jansen Jatobá, então pároco de Itanhandu.
Carinhosamente chamado de “Coleginho”, o Colégio Coração Eucarístico era exclusivamente feminino, passando a ser misto apenas em 1961, e formou várias gerações não só de itanhanduenses, mas também de outras cidades da região. Com os anos, contudo, as dificuldades financeiras cresceram, até que não foi mais possível sustentar a instituição. As Irmãs resolvem, então, alugar a escola para o Sistema Pitágoras de Ensino, de Belo Horizonte, em 1979. Após três anos como Colégio Pitágoras, o Coleginho retornou, por alguns meses, à administração das Irmãs, que decidiram vender o prédio à Prefeitura Municipal. A proposta foi aceita pelo então prefeito José Carlos da Silva Costa.
Em 1985, a municipalidade decide abrigar nesse espaço a Fundação Itanhanduense de Educação, Cultura e Desportos, criada por meio da Lei nº 1027, de 28 de março daquele ano. Em 26 de junho de 1991, por decisão unânime do Conselho de Curadores e publicação do Decreto nº 051-91, na mesma data, a instituição teve seu nome alterado para “Fundação Itanhanduense de Educação e Cultura Dilza Pinho Nilo”, em justa homenagem à destacada escritora itanhanduense. Desde então, mantém sua missão de promover a cultura, a educação e o esporte no município.
O prédio atual preserva grande parte da arquitetura original, como a fachada, assoalhos de madeira e pedra, portas e janelas. A Fundação também mantém em exposição permanente diversas imagens sacras originais do Coleginho, como forma de preservar essa memória e apresentar ao público parte importante da história da comunidade Itanhanduense.
Desde 1985, então, a Fundação promove continuamente a cultura, a educação e o esporte. Ao longo desses 40 anos de atuação, a instituição acolheu diversas entidades educacionais e sediou inúmeros projetos voltados à formação cidadã. Tornou-se também o palco de momentos importantes para a memória do município, sediando eventos, reuniões, palestras e formaturas.
Entre as iniciativas com mais tempo de trajetória, destacam-se o Coral, a Capoeira, o Violão e o Museu Ênio Brito, todos ainda em atividade, preservando e difundindo expressões artísticas e culturais entre gerações. Essas ações tornaram-se referência na vida de Itanhandu, contribuindo para a formação de crianças, jovens e adultos.
A partir de 2021, a Fundação passou por um processo de reestruturação de suas atividades, ampliando seu compromisso com o acesso democrático à formação cultural, educacional e à prática esportiva. Desde então, vem promovendo, prioritariamente em sua sede, mais de 25 projetos gratuitos, reafirmando o papel da Fundação como um espaço vivo de educação não formal, inclusão e valorização da identidade local. Você conhece mais sobre todos os projetos ofertados pela Fundação clicando AQUI.
ESTATUTO
A Fundação Itanhanduense de Educação e Cultura “Dilza Pinho Nilo” é regida por um Estatuto próprio que você pode acessar abaixo
CONSELHOS - ADMINISTRAÇÃO 2025/2028
Conselho Diretor
Em processo de eleição
Presidente
Em processo de eleição
Vice-Presidente
Em processo de eleição
Diretor Administrativo-Financeiro
Conselho Curador
Em processo de nomeação
Presidente
Em processo de nomeação
Secretária
Francis Mari Ribeiro da Silva Tavares
Helessandra de Cássia da Silva
Jaqueline Ribeiro Firmino Evangelista Pelegrino
Arenildo de Carvalho
Maria de Lourdes Pinto Braz Scarpa
Claudia Ramelis Contrera Moraes
Suplente
Dirceu Guedes da Cunha
Suplente
Em processo de nomeação
Suplente
Eugênia de Souza
Suplente
Em processo de nomeação
Suplente
Letícia Martuscelli Moraes
Suplente
Luciano Pinho Nilo
Suplente
Conselho Fiscal
Júlio César Leite
Em processo de eleição
Ramiro Rezende Vilela Neto
Em processo de eleição
Suplente
Francisco Ribeiro
Suplente
Débora Cristina Nogueira Leite
Suplente
Galeria
Ex-Presidentes
Allison Agostinho Lopes
1985 a 1988
Evaldo Ribeiro de Barros
1989 a 1992
Carlos Magno Ivo Mendes
1993
Ana Heloísa Ribeiro de Andrade
1994 a 1996
Carlos Alves de Freitas
1997 a 2000
Luciano Pinho Nilo
2001 a 2004
Ettore Cottini Filho
2004 a 2007
Heliana Lúcia Caetano Jacinto
2007 a 2009
Júnior Fraga Bastos
2008 a 2010
Walter Rangel da Silva Junior
2011 a 2013
José Mauro Vieira
2013 a 2016
Luiz Eugênio Bustamante Prota
2017 a 2020