Virada Cultural da Fundação Itanhanduense de Educação e Cultura Dilza Pinho Nilo celebra cinco dias de educação, esporte e cultura
Por Carol Nilo
A Fundação Itanhanduense de Educação e Cultura Dilza Pinho Nilo encerrou o ano com uma intensa programação cultural, educativa e esportiva por meio da Virada Cultural da Fundação. Realizado ao longo de cinco dias, o evento reuniu instrutores, alunos e famílias, evidenciando a diversidade e a potência dos projetos desenvolvidos ao longo do ano pela instituição.
O primeiro dia da programação contou com atividades dos projetos de Artes, Coral, Culinária, Equitação, Piano, Oficina Criativa, Psicomotricidade, Slackline, Teatro e Vôlei. Os alunos demonstraram, em diferentes linguagens e práticas, o resultado de um trabalho contínuo pautado na dedicação, no aprendizado e no fortalecimento de vínculos.
No dia seguinte, a Virada Cultural seguiu com atividades que destacaram a força do esporte e da disciplina, com apresentações de Capoeira, Jiu-Jitsu, Judô, Muay Thai, Xadrez, Musicalização e do Programa AABB Comunidade. As demonstrações destacaram não apenas o desenvolvimento técnico dos participantes, mas também valores como respeito, cooperação e superação.
O terceiro dia foi marcado por emoção e celebração da cultura musical. Foram exibidos os vídeos do Projeto Nossas Vozes, do Museu Ênio Brito, valorizando a oralidade como ferramenta essencial na construção da história do município. A linda apresentação natalina da Banda Arte-Integração, que contou com a participação especial da Banda Prefeito Bernardino Carvalho, de Itamonte, e da Corporação Musical Mário Russano, de Pouso Alto, além da audição dos alunos do Projeto Violão e da Graduação de Capoeira, que encantaram o público com apresentações repletas de tradição e identidade cultural.
A programação também incluiu o II Festival de Dança da Fundação, que reuniu cerca de 150 dançarinos dos Projetos Dança, incluindo os alunos da APAE, e Dança do Ventre. O festival consolidou se como um espaço de inclusão, expressão artística e celebração do movimento. Encerrando a Virada Cultural, o I Festival de Ginástica Artística coroou o evento com apresentações de 55 ginastas, que se destacaram em performances solo, circuitos de aparelhos e saltos. As apresentações evidenciaram técnica, disciplina e sensibilidade artística, marcando um momento importante para o projeto.
A Fundação Itanhanduense agradece à Prefeitura Municipal e às Secretarias de Educação, Esporte e Cultura pela parceria permanente, à Secretaria de Desenvolvimento Social e ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) pelos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), bem como aos vereadores que destinaram emendas impositivas para viabilizar e fortalecer os projetos. O reconhecimento se estende também ao Ministério Público, pelo incentivo, apoio institucional e confiança no trabalho desenvolvido.
A Virada Cultural da Fundação reafirma o compromisso da instituição com a formação integral de crianças, adolescentes e adultos utilizando a cultura, o esporte e a educação como ferramentas de transformação social e fortalecimento da comunidade.